Ter uma casa em Ilhabela já é um privilégio à parte. Agora, imagine que você é o dono de uma ilha! Sua casa de veraneio é famosa e fica dentro da Ilha das Cabras! Que privilégio!
Por 33 anos essa foi a realidade de um senador que, naquela época era empresário e exercia muita influência na Zona Franca de Manaus.
Após anos de batalha na justiça, a Ilha volta a ser parte do Parque Estadual de Ilhabela.
Antes de mais nada, vamos entender um pouco mais sobre essa famosa ilha, a Ilha das Cabras em Ilhabela.
Ilha das Cabras – Santuário Ecológico
A Ilha das Cabras, também conhecida como Praia das Pedras Miúdas, é um santuário ecológico protegido por uma lei municipal desde 1992.
Para os amantes da vida marinha, é um lugar excepcional para mergulho. Por se tratar de uma área protegida, existe uma grande variedade de espécies marinhas no local e os mergulhadores têm fácil acesso a elas.
No local, é possível encontrar tartarugas marinhas, arraias, estrelas-do-mar e até cavalos-marinhos!
Algo interessante é que, a 7 metros de profundidade, os mergulhadores podem observar a estátua de Netuno e os corais em volta, que atraem ainda mais as espécies marinhas.
Não é à toa que o local é o favorito para muitos mergulhadores profissionais e amadores também!
O local possui várias escolas de mergulho que oferecem suporte para conhecer o fundo do mar de forma segura, proporcionando uma experiência renovadora.
Mas, como a Ilha das Cabras se tornou privativa?
Uma ilha privativa?
Tudo começou em 1989 quando Gilberto Miranda foi denunciado por construir um muro de arrimo em volta da Ilha, destruindo parte do patrimônio.
Por ser uma área de preservação ambiental, esse tipo de obra é ilegal.
Mas, como ele conseguiu ocupar a Ilha das Cabras por tanto tempo, de forma particular?
Gilberto conseguiu a autorização da Secretaria do Patrimônio da União, um órgão federal que administra os bens do estado brasileiro, incluindo as costeiras.
Ao longo do tempo várias fiscalizações foram feitas, porém, sempre alegava imunidade parlamentar. Mas, em Junho de 2021, sai a decisão final.
Ilha das Cabras em Ilhabela volta a ser Patrimônio Público
Embora Gilberto Miranda tenha tentado reverter a decisão, o Ministério Público Federal a manteve, cancelando a sua inscrição.
Ele foi condenado a pagar R$14 Milhões por conta dos danos causados pelas obras realizadas na Ilha sem a autorização dos órgãos competentes e deixou de ser o dono dela.
Agora, o arquipélago terá um lindo Museu da Cultura do Litoral Norte, onde contará a história desse pedaço de paraíso!
Esse Museu contará com o apoio da Unesco e estará aberto ao público. O que antes era algo privativo e sem acesso ao público em geral, agora se tornará mais um local para visitação de turistas e moradores de Ilhabela.
O que você achou dessa notícia? Deixe aqui nos comentários!
Quer visitar a Ilhabela e conhecer a Ilha das Cabras? A Pousada Aporan está a 5km de distância do local. As ruas são asfaltadas, assim você pode conhecer todos os pontos turísticos de Ilhabela de forma descomplicada.
Além disso, a Pousada oferece uma estadia aconchegante e transformadora! Comece a apreciar as belezas naturais da Ilha já na sua hospedagem! Acesse aqui e faça a sua reserva!
Não se esqueça de nos seguir no Instagram e acompanhar todas as novidades em primeira mão!